STILL LIFE



A fotografia de produtos é muito utilizada em publicidade e algumas coisas simples podem fazer a diferença.

simone bilhalva fotografia

- Instalação
Reserve um local específico para fotografar os seus produtos

» Veja um espaço para colocar a iluminação conforme suas opções
» Tente deixar o espaço livre
» Se possível tenha um espaço em que possa tentar manter as mesmas iluminações, para futuras continuidades

- Ângulo
A posição da câmera tem que estar em um ângulo de aproximadamente 45 graus apontando para baixo na direção do produto Sempre que possível utilize o tripé, evita com que as fotos saiam borradas e também mantém a câmera no mesmo ângulo e iluminação.

- Fundo
Utilize fundos brancos, pretos ou decorativos, dependendo da arte final que desejas chegar.

O melhor custo beneficio encontrado hoje para o nosso caso é o E.V.A. (Etil Vinil Acetato) é um tipo de borracha muita usada em decorações para festas de crianças. O E.V.A. tem que ser grande o suficiente para ocupar um pouco mais que todo o fundo do produto ou no caso a caixa inteira, o fundo tem que fazer uma curva e ficar em 90 graus

Mesmo com o fundo branco ou preto, tem que tomar cuidado para não deixar amassados, dobras ou sujeiras.
simone bilhalva fotografia



- Produto: preparação e posicionamento
Para fotografar um produto tenha em mente a sua finalidade, o que você quer fazer com ele, o que você quer passar para a pessoa que está vendo o produto e principalmente como você vê o produto sendo apresentado.

Objetos brilhantes que refletem muito devem estar sem poeira e impressões digitais, esses são os mais difíceis de fotografar, por refletirem muito o ambiente que fica a sua volta.

Caixas (Stands) com fundos brancos e pretos normalmente são os melhores e mais usados para fotografia de produtos.

Alguns produtos podem gerar estouro de branco, isso pode ser amenizado ou até removido ou mudando a posição e ângulo do produto e das luzes utilizadas.

Para fixar produtos que deslizem pela mesa como algum produto esférico, é possível utilizar uma massa de modelar ou uma massa adesiva que não é permanente chamada Pritt Multi Tak, e o melhor de tudo, é reutilizável.

Produtos pequenos podem precisar de uma amostra de escala, para a pessoa ter noção do tamanho do objeto, para isso pode ser utilizado uma régua ou moeda

- Bordas
Tente sempre manter o mesmo espaço para borda (do fundo) para as fotos do mesmo produto, a não ser que seja uma foto adicional para mostrar algum detalhe.

- Zoom Digital
Nunca utilize o zoom digital de sua câmera se existir, o zoom digital piora a qualidade da imagem. Sempre utilize o zoom ótico.

- Iluminação
Utilize a luz de tal forma que anulem ao máximo as sombras do objeto, normalmente uma de cada lado da caixa já ameniza o problema. Pode ser usado também um dia ensolarado usando como difusor algum papel ou tecido para ficar com uma luz mais suave, o ideal é o dia nublado, pois as nuvens já são difusoras. E evite usar a luz direta do sol, ela deixa sombras marcantes.

- Reflexos de iluminação
Na hora de fotografar objetos brilhantes, eles refletem a luz com maior intensidade em certas partes, por isso é aconselhável utilizar um papel ou tecido em frente a fonte de luz para difundi-la e escurecer essas manchas causadas pela luz direta.

- Reflexos da câmera
Muitas vezes esses objetos brilhantes refletem a câmera ou até mesmo o ambiente em algumas partes dele. Para tentar solucionar esse problema utilize uma folha um pedaço do E.V.A. no tamanho de uma folha A4 e faça um buraco no meio com o mesmo diâmetro de sua lente (ver figura abaixo).





- Qualidade
A Qualidade pode variar de acordo com o uso da imagem e câmera utilizada. É sempre importante você ter uma imagem com alta qualidade e fazer uma copia com a resolução que você deseja usar.

(Fonte: Eduardo Guilhon)