Still Life

fotografia por Simone Bilhalva

Fotografar Still Life é uma categoria que coloca em teste a criatividade e as técnicas de uma fotografo. Nesse tipo de fotografia você obtem controle total sobre seu objeto, tanto na luz quanto em sua composição.
Não é necessário ter um estúdio nem um equipamento de luz profissional para praticar Still life.


fotografia por Simone Bilhalva

Algumas dicas:

1- Experimente sua luz:

A coisa mais importante quando se fotografa still life é a luz. Não só o tipo de luz mas também a direção da mesma, faz uma grande diferença no resultado final de sua fotografia. Você tem a opção de usar a luz do dia que passa pela janela, ou mesmo usar uma luz artificial que você pode obter de vários modos. Dependendo do que ira fotografar, talvez seja melhor evitar objetos muito coloridos no inicio. A luz de lateral é usada para dar uma aparência 3D para sua foto, luz frontal te da um resultado mais direto e luz por trás do objeto te da um efeito mais dramático. Claro que você pode experimentar novas posições e assim obter outros resultados.

2- Usar o fundo correto:

Usar um fundo errado pode destruir uma boa foto. Para a fotografia still na maioria das vezes se usa um fundo preto ou branco. Você pode usar desde um lençol branco á uma folha de papel para começar. Sugiro a você que use uma abertura que deixe o objeto em foco e não o fundo para que ambos não se misturem. Se se sentir confortável ou se já obter alguma experiência em fotografar Still Life, você pode tentar fundos com texturas diferentes como uma mesa de madeira por exemplo.

fotografia por Simone Bilhalva


3- Quanto mais simples melhor:

Não coloque uma porção de objetos em sua composição de uma vez só. Comece com um objeto pequeno, e gradualmente, adicione mais e mais objetos, os colocando com cuidado para que suas sombras não interfira com nada. Mesmo assim, não use muitos objetos para não encher a foto. Fotos de um único objeto como uma maçã ou uma pêra podem ser de um resultado surpreendente.

4- Brinque com cores e composições:

Experimente com objetos de cores diferentes e cores com bastante contraste. Ou você pode usar um único tom de cor ou ainda fotografar em mono. Cores vibrantes podem criar imagens com uma energia fortíssima, enquanto cores mais simples lhe darão um tom mais suave e calmo. Não se esqueça da regra dos terços, terá um ótimo resultado.

5- Mãos a obra:

Pense, crie, deixe sua imaginação fluir. Tente composições diferentes, combinações, e tudo mais que puder faca um esforço! Como disse antes, still life testa a criatividade de um fotografo, e a melhor parte é que não tem limites! Do objeto escolhido, a forma como ele é apresentado, é você quem decide.

dica: jackycris.wordpress