As inúmeras definições de cor

Assim como tamanho de imagem não é mais apenas seu tamanho físico, em centímetros, cor (que na verdade é a emissão ou reflexão de partes do espectro luminoso), não diz respeito a apenas um atributo da luz.

A cada pixel, de cada canal de cor da imagem correspondem intensidades de luminosidade. Em imagens em modo de cor RGB - red, green and blue (onde a imagem é decomposta nas cores primárias de luz - vídeo/tv, web, scanner, câmeras digitais) são 3 canais, pixels que filtram o comprimento de onda relativo ao vermelho, pixels que filtram o comprimento de onda relativo ao azul e pixels que filtram o comprimento de onda relativo ao verde, processos similares nas câmeras fotográficas digitais, nas de vídeo digital, scanners e web. Em imagens de 8 bits por canal, são 256 estados - do 0 (ausência de luz) ao 255 (luz plena). Em imagens de 16 bits por canal, são 75.550 estados, ou seja, maior riqueza de detalhes, tonalidades e brilho. Nas imagens de 32 bits por canal, são 16.720.000 estados. O Photoshop CS lida com imagens de 8 e 16 bits. Os arquivos JPG são imagens de 8 bits por canal apenas. Ao se aumentar a profundidade de cor de uma imagem não há ganho na qualidade da imagem. Ao diminuirmos, há perda, mas pouco perceptível, visualmente.

Na impressão profissional (onde é necessária a transformação da imagem chamada de tom contínuo, com toda sua gama de cores ou cinzas em imagem de meio-tom - onde pontos muito pequenos simulam por concentração as passagens de tonalidades), temos sempre de converter as imagens de 3 canais RGB em imagens de 4 canais de cor CMYK - ciano (azul), magenta (rosa), amarelo e preto, a letra k, de black (ao contrário do RGB, são as cores secundárias de luz ou primárias de pigmanto) que serão, então, enviadas ao filme de artes gráficas (alto contraste, onde só há pretos e transparência, sem cinzas) ou às chapas de metal cobertas com uma camada fotossensível, para impressão. Este processo tem o nome de separação de cores ou seleção de cores. Nunca envie imagens RGB para impressão em offset, será um desastre.

Temos então 2 aspectos relativos a cor

Modo de cor (e seus canais de luminosidade) RGB e CMYK
Profundidade de cor em 8, 16 ou 32 bits por canal



Imagem em 1-bit, ou seja, em alto contraste, onde só há pretos e brancos
Imagem, em Escala de Cinzas, com apenas um canal de cor

Imagem com 20 cm x 30 cm, em 72 pixels por polegada, em RGB,
arquivo de 8 bits por canal, em formato JPG