Aprimore o 'pós - processo'

Não abandone a segunda parte mais importante da fotografia: O tratamento! Não adianta criar em sua mente que a fotografia sai pronta da máquina. Ela não sai! Fotografia digital não sai pronta de nenhuma máquina, e quanto maior é nossa dedicação para tratar as imagens, mais vamos desenvolver uma capacidade de realçar aquilo que realmente vimos na foto. Tenho me surpreendido com a capacidade de programas como Lightroom de extrair o melhor das ótimas fotografias que a gente já faz.
Se você ainda está engatinhando no pós processo de suas imagens, está na hora de abrir os olhos pois aí está uma área que você pode dar um salto considerável na qualidade do seu trabalho. Como proprietário de um laboratório fotográfico tenho visto diversos absurdos na qualidade das fotos que chegam para serem reveladas na loja. São fotos sem qualquer tipo de cuidado com o pós-processo, deixando a qualidade da imagem muito a desejar. Como eu disse: Não existe fotografia digital sem pós processo. Com ferramentas automatizadas como Lightroom e Aperture, é muito mais fácil tratar as milhares de fotos que hoje são feitas em um casamento.
Um dica bem interessante é você investir também em estudo técnico na área de tratamento de imagens. Existem livros e DVDs bem completos com informação específica para o fluxo digital de fotógrafos de casamento. Faça uma busca e você encontrará material muito bom (e em português) para te ajudar.
Alguns amigos fotógrafos gostam de colorizar as fotos. É bem interessante, mas existe gosto para tudo. Particularmente, eu gosto de deixar os tons semelhantes aos tons originais, valorizando as cores e os contrastes. Cada um tem uma linguagem. Crie a sua e invista nela!

FERNANDO PAES - FOTÓGRAFO