Ahhh o flash! Esse amigo (ou diria inimigo) da fotografia de casamento. O que seria da fotografia de casamento sem o flash, não é? Alguns que são da velha guarda devem lembrar das foto-células. Aqueles 2 garotos que o pessoal pagava mal para ir lá iluminar a igreja. Por falta de um, usávamos 2! Ou até 3! Tempos de ISO baixíssimo (porque foto granulada – ou com ruído nos tempos do digital – eram inaceitáveis).
Felizmente o mundo tem dado inúmeras voltas e uma das coisas que tem ficado apenas na lembrança dos mais antigos, a foto célula caiu quase completamente em desuso, devido à qualidade dos mágicos flashes TTL.
Hoje, todo mundo começa com o bendito TTL da cabeça da camera e vamos lá. Mas eu vou dizer uma coisa… Com flash tão evoluídos como por exemplo o SB-800/900 da Nikon, fotografar tinha virado uma brincadeira. Errar 1 ponto de luz, o flash compensava… Errar 2 pontos de luz, o flash resolvia. Errar TRÊS PONTOS DE LUZ, talvez o seu fundo ficasse bem escuro, mas o mágico Flash TTL resolvia todo o problema. E as fotos? Ahh, essas coitadas…. Ficavam todas iguais! E olha… Eu vou confessar… Eu também fazia isso no começo….
As cameras digitais hoje, com a capacidade de retenção de detalhes em altíssimos ISOs tem proporcionado uma revolução na fotografia de casamento. Hoje, fotografar com ISOs altos é a coisa mais comum em casamentos, e mantendo ainda a qualidade das imagens!
Amigo, se você ainda fotografa em ISO 640 e usa o flash DIRETO (nem rebatido é), está na hora de abrir a mente e os horizontes para uma nova fotografia. Se você tem cameras mais novas, você pode tranquilamente usar ISOs até 1600 sem muita perda de qualidade. Se você é um feliz proprietário de uma camera Full Frame, as possibilidades são quase infinitas… Fotos em ISO 3200/4000/5000 são plenamente aceitáveis e te permitem fazer fotos com ausência completa de flash.
Eu tenho experimentado cada vez mais essa sensação de fotografar sem flash e você não imagina como isso tem me deixado satisfeito. Poder abrir mão do peso que o flash externo faz na camera atrelado à capacidade de aproveitar a luz ambiente sem interferí-la com a luz do flash é mágico. Nos últimos casamentos não devo ter feito nem 5% das fotos com flash. Fotos com muito mais dramaticidade e emoção!
Convido você a uma experiência como essa. Você vai ficar apaixonado, com certeza.
FERNANDO PAES - FOTÓGRAFO