Fotografe em RAW




Há alguns anos atrás eu era um defensor ferrenho do JPEG. Eu não conseguia ver sentido em fotografar em RAW. Achava o arquivo pesado, achava o RAW lento dentro do meu fluxo de tratamento. Um horror. Desde que comecei a trabalhar com o Lightroom descobri o poder do tratamento em RAW. Você pode procurar discussões longas e homéricas para balizar uma ou outra opinião. Mas posso te garantir que a qualidade de uma foto tratada (e bem tratada) com RAW é, sem dúvida, muito superior.
Talvez você vai ser daqueles que vai me dizer que o RAW ocupa muito espaço o cartão…. Amigo, o fato é que hoje o cartão de memória está custando muito, muito menos que nos tempos passados, e vale muito a pena investir em cartões de memória (e de qualidade) para poder suprir sua necessidade de espaço. Eu sei que no início você vai estranhar o volume muito alto de Gb, mas posso te garantir que a qualidade compensa. Se quer uma dica, faça o seguinte: inicie pela dica 4, e inclua o Lightroom no seu fluxo, e depois encare fotografar um casamento em RAW + JPG e veja a diferença de tratar fotografias em RAW. Você vai se apaixonar como eu me apaixonei, com certeza!

FERNANDO PAES - FOTÓGRAFO