Aprenda a fotografar com lentes grande angulares



Outro grande fantasma do fotógrafo iniciante: As lentes grandes angulares! É curioso como todo fotógrafo que está começando a fotografar em mania de querer fazer todas as fotos bem fechadas. É automático! Quase dá para perceber se a pessoa é um fotógrafo iniciante por essa mania de querer enquadrar só a pessoa na foto. Aí o tempo vai passando e você começa a perceber que aquela foto só do noivo, fechado completamente no quadro da sua foto é muito “sem graça”.
Invista em uma lente Grande Angular. Minha paixão pessoal são pelas lentes Olho de Peixe (fisheye) com aquela distorção na lateral. São maravilhosas e produzem imagens mágicas, mas é preciso aprender sobre composição! Quando você começa a fotografar com lentes grandes angulares, você é desafiado a aprender a produzir enquadramentos e composição de maneira muito mais completa. Mais coisas na cena exige que você pense muito mais antes de fazer a foto. Por isso são tão difíceis e temos a tendência de querer usar lentes mais longas para matar esse enquadramento.
Compre uma lente Grande Angular… Faça testes, experimente. Você vai perceber que há um universo por trás das lentes grandes angulares!
Espero que essas dicas possam te ajudar a evoluir e produzir fotografias maravilhosas!

FERNANDO PAES